Programas de Pós-Graduação da UFF podem aderir ao PQI voltado à qualificação de servidores
Os Programas de Pós-Graduação (PPGs) stricto sensu da Universidade Federal Fluminense (UFF) já podem se inscrever no Programa de Qualificação Institucional (PQI), lançado por meio de edital como parte de uma ação de gestão integrada. A iniciativa visa ampliar o número de mestres e doutores na universidade, promovendo a valorização e o desenvolvimento dos(as) servidores(as) públicos(as) federais da instituição.
Para 2026 e 2027, está previsto o repasse de até R$ 616.320,00 aos PPGs que ofertarem vagas adicionais destinadas a técnico-administrativos(as) e docentes em cursos de mestrado e/ou doutorado. Nesta edição, são previstas até 52 vagas para mestrado e 14 para doutorado, com possibilidade de ampliação conforme a disponibilidade de recursos. Cada programa poderá oferecer, anualmente, até cinco vagas adicionais em seus processos seletivos regulares, exclusivamente para o público-alvo do PQI.
Os PPGs interessados devem formalizar a adesão entre 5 de agosto e 2 de setembro de 2025, seguindo as orientações do edital.
Mais do que uma ação de fomento, o PQI é um instrumento estratégico da política institucional de qualificação, contribuindo para o aprimoramento técnico, científico e crítico dos(as) servidores(as), a melhoria dos serviços públicos e a valorização profissional.
O programa é coordenado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), por meio da Escola de Governança em Gestão Pública (EGGP), em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFF.
Dúvidas podem ser enviadas para: eggp.progepe@id.uff.br, com o assunto “PQI”.